Thursday, 19 May 2011

مراكش - المغرب























   Apos 3h e 30min de voo la estava eu em Marraquexe!
   Uma das principais cidades do Marrocos, possui 2 linguas OFICIAIS, o arabe e o frances (os povos considerados nativos, os Berbes, falam uma lingua propria)... ja EXTRA OFICALMENTE falam quase todas as linguas do mundo, pois por ser uma cidade de comerciantes (se oferecer uma boa quantia eles vendem até a mae nas barracas do Souk) aprenderam todas as formas de atrairem os clientes.
   Pode-se dizer que Marraquexe é dividida em 2. A parte moderna, que esta sendo construida pelos franceses e nao deixa nada a desejar à qualquer cidade desenvolvida e a "Medina de Marraquexe", parte antiga localizada dentro de uma area murada e protegida. E nesta ultima que tudo acontece e aonde voce se sente submerso em cultura e tradicao.
   Dentro da Medina localiza-se o Souk (mercado). Nele encontramos todo tipo de produtos, como ervas medicinais, tapetes, bolsas, sapatos, artesanatos e ouro. Nada tem um preço fixo, entao a regra é pechinchar (isso papai me ensinou direitinho!). O mercado fica ao redor da "Praça Jemaa el-Fna" que foi considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Antigamente a praça era o local onde bandidos eram decapitados e tinham suas cabeças penduradas para servir de exemplo. Hoje possui uma grande feira, que serve de cenario para encantadores de serpentes, artistas e barracas com comidas típicas.
   O choque cultural é inevitavel! E tudo muito diferente, porem nao menos interessante. Marrocos tem uma beleza particular. Nao tem como nao se encantar com as mulheres vestidas com suas burkas e apenas os olhos à mostra, os homens com seus chapeus tipicos, a adoracao ao Rei Mohammed VI (que tem suas fotos espalhadas em todo canto) e as ruas estreitas e confusas (é uma aventura à parte tentar atravessa-las ... sinceramente nao sei como nao fui atropelada).
   Como boa turista que sou (as vezes, um pouco atrapalhada ... admito!) logo tratei de fazer minha tatuagem de henna para ficar bem protegida (a crença diz que os desenhos afastam os espíritos do mal), andei de camelo e filmei tudo para, mais uma vez, voces compartilharem comigo desse momento bacanerrimo e um tanto ENJOATIVO! http://www.youtube.com/watch?v=udRbSG13JMo (esta tudo ai registrado, afinal “cada mergulho é um flash"!). Tambem quase tive uma "overdose" de cha de hortela, pois aceita-los é um sinal de hospitalidade e, ca entre nos, eu nao quero “arder no mármore do inferno” por causa de um cha, né gente? Alá que me livre!
   Uma das unicas coisas ruins desta viagem foi que, devido a entrada nas mesquitas e nos lugares sagrados ser proibida aos não muçulmanos, infelizmente, nao pude ver, participar desse momento sagrado e muito menos registrar essa experiencia sob pena de ser "jogada ao vento" ... pois um "haram" desse porte e , no minino, mau agouro ate setima geracao! "Inshalá"!
   Bem, visitar Maraquexe foi como mergulhar em um mundo de cores, cheiros, sabores e mistérios ... para me sentir uma "Jade" completa so faltou mesmo foi um "Said" do meu lado! ... Apesar do estado civil ainda continuar "single" ... essa viagem foi realmente maravilhosa! “Maktub”!
   Proxima parada: Suíça  
   Beijos!
   M. Sendin

Wednesday, 4 May 2011

... e viveram felizes para sempre!!!









  
   Que me perdoem meus queridos amigOs, mas estas palavras serão dedicadas às  grandes amigAs, companheiras do sexo feminino ... à todas que torceram p/ que o príncipe vencesse o dragão e subisse na torre mais alta p/ acordar a princesa com o beijo do “amor verdadeiro”, que vibraram quando o sapatinho de cristal coube direitinho no pé da “gata borralheira”, que se emocionaram quando a Bela finalmente declara seu amor à Fera (o fazendo se livrar daquele pelo todo! Gracas a Deus!), que esperaram  junto aos “sete anoes” pelo carinha que despertaria aquela moça pálida do envenenamento causado pela famigerada maçã... enfim, à todas aquelas que viram à exaustão filmes como “A Bela Adormecida”,”Cinderela”, “A Bela e a Fera”, “A Branca de Neve” ... e sempre sonharam em pegar uma carona no cavalo branco do gatão de uniforme um pouco antes do “The End”.
   ... Era uma vez, em um Reino “tao tao” Unido, uma fonoaudiologa-funcionaria de boate-futura odontologa-metida a reporter chamada Michelle. A danadinha-futura princesa (Harry me aguardaaaaa!!!) havia prometido à “Rede MICHELLE de Televisao” que se esforcaria ao maximo p/ cobrir o “Royal Wedding”, e assim o fez!
   Well, quinta-feira, 28 de abril de 2011, apos ser liberada um pouco antes do previsto dos meus afazeres no guarda-volumes da boate, resolvi ir direto p/ frente do Palácio de Buckingham (afinal, haviam pessoas acampando no local desde segunda-feira). Caprichei nos agasalhos (fazia uma noite muitoooo fria), no estoque de comida, “roubei” uma canga do vizinho e zarpei rumo ao meu lugar ao sol (naquele momento “à lua”). Depois de muito andar, remexer dali e daqui, consegui um lugarzinho pra lá de privilegiado! Não foi em frente ao palácio (como era o planejado) mas a uma quadra dele (bem na avenida principal) e com a barriga colada na grade (foto em anexo)! Literalmente colada, visto que permaneci sentada somente por duas horas (enrolada numa manta fornecida pelos médicos do primeiros-socorros), em pé e com minha mochila entre meus pés por 10h! Cheguei a pensar que não sairia daquela posição sem alguma ajuda especializada, porém, por incrível que pareça, tudo valeu a pena quando o “show” iniciou!
   Os ingleses são conhecidos pelo valor que dão à formalidade e etiqueta. Pude ver isso ao vivo! Desde de a utilização de compasso p/ medir a distancia entre cada oficial posicionado ao longo da avenida às bainhas das calcas dos oficiais (milimetricamente iguais). Tudo pronto p/ o inicio do espetáculo! Principe William e seu “best man” (padrinho) Harry adentram à avenida. Nem o ser-humano mais indiferente do mundo conseguiria manter a “normalidade” naquela situação!
   O protocolo de uma casamento real é mágico! Presenciar um acontecimento histórico e ficar há poucos metros de distância de pessoas tão importantes e que vi desde de pequena na televisão, jornais, filmes e revistas, principalmente p/ mim (que venho de um período obsessivo pela história dos monarcas ingleses) foi extremamente emocionante! William e Harry vestidos em uniformes impecáveis, batendo continência ... Rainha Elizabeth II vestidinha de “ovo” e dando seu famoso aceno (foto em anexo) ... Príncipe Charles e Camila (devido a atmosfera de “o amor esta no ar” ficaram até simpáticos! Como vcs sabem, por aqui eles não sao muito bem quistos! Lembram da Lady Di? Pois e!)... e a noiva coberta por um véu branco parecendo um anjo ... ahhhhh! foi coisa de cinema!
   Como boa “manteiga derretida” que me tornei, tive que enxugar as lagrimas na hora do “sim”. Gritaria, bandeirinhas, agitação ... a energia do momento me remeteu à final de campeonatos aí no Brasil. Aliás, no quesito animação, o chão daqui tremeu mais que o do Mineirão em partidas do Cruzeiro X Atlético (Cruzeiro acabandoooo com a “cachorrada” é claro!)... Na volta, dos agora casados ao Palácio, pude me sentir dentro dos “clássicos da Disney”! ... Guarda Britânica a postos; carruagens cobertas de ouro guiadas por cocheiros e puxadas pelos cavalos mais valiosos do mundo; um príncipe e uma princesa que pareciam ter saído de um conto de fadas ... foi um final digno de “happy ending”. Só faltaram os passarinhos segurando o véu da noiva!
   Certamente, tratando-se de Michelle Sendin, não poderiam faltar micos e atrapalhadas ... saldo do dia: 10 horas em pé, 2 unhas encravadas, um pedido p/ o príncipe deixar a princesa, um convite à rainha p/ ir em um buteco em BH, uma “paquera” UNILATERAL com príncipe Harry e uma exposição/humilhação gratuita do meu estado civil! Pode???? Acho que fiquei meio “bêbada de romantismo”. Infelizmente, p/ minha minha vergonha, está tudo registrado! Procurem deletar o que eu falei e foquem a atenção somente no visual, ok? http://www.youtube.com/watch?v=__olkdCI3ts e http://www.youtube.com/watch?v=dlur8_rIKwA
   Sei que muita gente acredita que toda esta atenção é exagerada, porem vivendo em Londres, compreendo um pouco mais a cultura deste povo, seus valores e a importância que dão à tradição. Embora a família real seja muito criticada, o Príncipe William é muito querido pelo povo, pois foi escolhido p/ ocupar o vazio deixado por sua mãe, Lady Di. Foi encantador fazer parte desse momento ... presenciar a importancia desse acontecimento p/ os ingleses ... foi extremamente emocionante fazer parte da história ... ver historia acontecer ao vivo, diante dos meus olhos!... Sem mais delongas, aos críticos e mal amados, faço minhas as palavras de Elton John em uma recente declaração: “É um conto de fadas real! Hoje em dia, com todos esses acontecimentos no mundo, tudo que fale de amor e de coisas boas é extremamente reconfortante" ...
   Dedico este post à todas que sempre desejaram ter “ratinhos-costureiros”
The End.

Beijos
M. Sendin