Apos 3h e 30min de voo la estava eu em Marraquexe!
Uma das principais cidades do Marrocos, possui 2 linguas OFICIAIS, o arabe e o frances (os povos considerados nativos, os Berbes, falam uma lingua propria)... ja EXTRA OFICALMENTE falam quase todas as linguas do mundo, pois por ser uma cidade de comerciantes (se oferecer uma boa quantia eles vendem até a mae nas barracas do Souk) aprenderam todas as formas de atrairem os clientes.
Pode-se dizer que Marraquexe é dividida em 2. A parte moderna, que esta sendo construida pelos franceses e nao deixa nada a desejar à qualquer cidade desenvolvida e a "Medina de Marraquexe", parte antiga localizada dentro de uma area murada e protegida. E nesta ultima que tudo acontece e aonde voce se sente submerso em cultura e tradicao.
Dentro da Medina localiza-se o Souk (mercado). Nele encontramos todo tipo de produtos, como ervas medicinais, tapetes, bolsas, sapatos, artesanatos e ouro. Nada tem um preço fixo, entao a regra é pechinchar (isso papai me ensinou direitinho!). O mercado fica ao redor da "Praça Jemaa el-Fna" que foi considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Antigamente a praça era o local onde bandidos eram decapitados e tinham suas cabeças penduradas para servir de exemplo. Hoje possui uma grande feira, que serve de cenario para encantadores de serpentes, artistas e barracas com comidas típicas.
O choque cultural é inevitavel! E tudo muito diferente, porem nao menos interessante. Marrocos tem uma beleza particular. Nao tem como nao se encantar com as mulheres vestidas com suas burkas e apenas os olhos à mostra, os homens com seus chapeus tipicos, a adoracao ao Rei Mohammed VI (que tem suas fotos espalhadas em todo canto) e as ruas estreitas e confusas (é uma aventura à parte tentar atravessa-las ... sinceramente nao sei como nao fui atropelada).
Como boa turista que sou (as vezes, um pouco atrapalhada ... admito!) logo tratei de fazer minha tatuagem de henna para ficar bem protegida (a crença diz que os desenhos afastam os espíritos do mal), andei de camelo e filmei tudo para, mais uma vez, voces compartilharem comigo desse momento bacanerrimo e um tanto ENJOATIVO! http://www.youtube.com/watch?v=udRbSG13JMo (esta tudo ai registrado, afinal “cada mergulho é um flash"!). Tambem quase tive uma "overdose" de cha de hortela, pois aceita-los é um sinal de hospitalidade e, ca entre nos, eu nao quero “arder no mármore do inferno” por causa de um cha, né gente? Alá que me livre!
Uma das unicas coisas ruins desta viagem foi que, devido a entrada nas mesquitas e nos lugares sagrados ser proibida aos não muçulmanos, infelizmente, nao pude ver, participar desse momento sagrado e muito menos registrar essa experiencia sob pena de ser "jogada ao vento" ... pois um "haram" desse porte e , no minino, mau agouro ate setima geracao! "Inshalá"!
Bem, visitar Maraquexe foi como mergulhar em um mundo de cores, cheiros, sabores e mistérios ... para me sentir uma "Jade" completa so faltou mesmo foi um "Said" do meu lado! ... Apesar do estado civil ainda continuar "single" ... essa viagem foi realmente maravilhosa! “Maktub”!
Proxima parada: Suíça
Beijos!
M. Sendin